quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Por que ler Gibis, H.Qs ou mangás?

 Pernalonga
   Aqui postei ilustrações dos primeiros Gibis e/ou H.Q.s que fizeram parte do início da minha vida de leitora. Claro que tem muito mais e podem esperar, postarei várias idéias desse mundo não só da minha época, mas muitos outros que hoje se transformaram, se remodelaram pelos próprios criadores e viraram filmes e séries de TV. 
Turma da Mônica
Turma da Mônica
 Primeiros Gibis da Mônica
Turma da Mônica para aprender
Pernalonga 
                                             
                                                                                                            
                                                                                                                       
                                                           
Cebolinha e Mônica adolescentes
   Eu tive uma ideia esses dias, cheguei a postar, acabei apagando, mas depois vi que era legal.

   Você que não curte muito ler, bem achei estranho dizer isso, pois quem entra aqui a maioria gosta de ler. Enfim, isso pode ser passado aos amigos. 

   Eu me lembrei que a primeira vez que li algo não foi um livro e sim um gibi, e do Pernalonga, era o que tinha na época. Eu tinha acabado de conseguir ler sozinha as primeiras palavras, uma frase inteira, no caso o balãozinho da fala do Pernalonga, esse coelho tão famoso e abusado.

Turma do Pernalonga
   Fiquei tão feliz e fui correndo contar pra minha mãe, nunca me esqueço. E isso pode ter sido o começo, o impulso inicial do gosto pela leitura. Meu pai só lia Gibi pra mim e meus irmãos, quase sempre os da Turma da Mônica, sou apaixonada até hoje por eles, aprendi a desenhar, observando os traços do Maurício de Souza. Enfim, um Gibi, uma HQ, um Mangá, podem fazer muito bem pra quem não gosta muito de ler, pois aos poucos você se interessa, primeiro por um livro ilustrado, depois um com menos ilustrações, depois um que foi base de um filme, e aí de repente você quer ler de tudo. 

   Não tenha vergonha de não gostar muito de ler ou não ter facilidade de ler rápido, pegue aos poucos, pode ir pela capa, não tem problema, se o conteúdo for ruim troque, leia a entre capa e o resumo da história, de repente, ela fala coisas com as quais se identifica e por aí vai.

   Tenho certeza que não importa como vai começar, o que importa é que pegue gosto, pois ler deve ser antes de tudo um prazer, depois se torna fácil para se tornar algo imprescindível na sua vida.


  Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário