terça-feira, 2 de outubro de 2012

A Fada que Tinha Ideias - Fernanda Lopes de Almeida

 

   Lançamos uma enquete na page do facebook, Leituras Cativantes para ter uma ideia do que nossos amigos, colegas e seguidores tiveram com a primeira experiência com a leitura, tendo sido ela , boa ou ruim, inesquecível e apaixonante, entediante, obrigatória, aleatória, enfim, apenas como curiosidade e como oportunidade de trocar ideias sobre livros lidos e a experiência da primeira vez com um livro, afinal tudo tem sua primeira vez não é?

   Eu dei minha contribuição falando sobre um livro infantil , afinal eu era bem criança e já curtia muito ler.O livro que me lembrei, posso até estar errada, pois lia muito, foi "A fada que tinha ideias", e foi uma experiência marcante, não sei porque, talvez pelo fato de as crianças terem uma facilidade enorme de memorizar as coisas que gostam e como eu tinha recém aprendido a ler, foi muito gratificante.


A Fada que Tinha Ideias
Fernanda Lopes de Almeida
Edú (Ilustrador)
Editora Ática


A fada que tinha ideias apresenta a divertida história da pequena Clara Luz, uma fada que se nega a aprender pelo antiquado livro das fadas, porque quer inventar suas próprias mágicas. Sua teoria para explicar o mundo é quando alguém inventa alguma coisa, o mundo anda. Quando ninguém inventa nada, o mundo fica parado. É por isso que Clara Luz não para de ter ideias mirabolantes faz bolinhos de luz, cria a chuva colorida, inventa a brincadeira de modelagem de nuvens e escorrega no arco-íris com sua professora de 'horizontologia'. Em sua incessante luta contra as idéias e mágicas emboloradas, ela conquista o cargo de conselheira do palácio das fadas. Clara luz é irreverente, sem saber que o é, acha normal inventar, criar, questionar, encontrar novos ângulos para ver o já visto.



   Faço até um adendo, não só compartilhando minha primeira vez com um livro como também indico o livro e a autora, que já são um pouco antigos, afinal deve ser mais ou menos dos anos 80, encontrarão em sites de vendas ou em livrarias, não acho difícil, pois foi um livro de sucesso, de uma autora super consagrada e atuante na linguagem infantil, aos pais de crianças até 10 anos mais ou menos, claro dependendo da cada uma.

   Eu me identifiquei com a personagem, afinal sempre fui super metida a querer fazer coisas diferentes e mudar o mundo, pra melhor claro, deixando ele mais bonito e criativo, hehe!
   Se quiser participar sinta-se a vontade, conte sobre seu primeiro livro e como foi a experiência em lê-lo.

Fernanda Lopes de Almeida   
   Pra finalizar, fiz uma pequena pesquisa sobre a autora e descobri que ela prefere não aparecer, mas que suas histórias apareçam, agrada a crianças, jovens e adultos. 
   Querem saber eu vou ler o meu primeiro livro de novo, ai que delícia, voltar à infância!
   Para quem se interessar há uma entrevista com a autora, que pode ser acessado clicando aqui!




Não resisti e postei fotos de outros livros e do rosto simpático da autora.




Um comentário:

  1. Li quase todos os seus livros mais o que mais gostei foi a fada que tinha ideias

    ResponderExcluir