segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Clássicos da Literatura Brasileira Em Jogos Online

Sabe aqueles livros de literatura que os professores adoram pedir para que os alunos leiam?
Sempre li os resumos na internet... Talvez, hoje eu não faria uma coisa dessas. 
Mas já pensou se as histórias desses livros virassem jogos onlines ou HQs?
Imagina só, você lê a obra (ou não) e depois descobre que existe um jogo e até a história em quadrinhos.

Isso é real! No facebook além de muitas asneiras, existem coisas interessantes também (como a página Leituras Cativantes). Certo dia eu estava atoa, vendo o feed de notícias e então me deparei com uma novidade dessas, JOGOS ONLINE DE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA publicada pelo Canal do Ensino. Tá certo! Vamos valorizar nossa literatura para conhecermos mais sobre a nossa própria cultura e até para se dar bem no vestibular.

Acesse o tal site -> Livro e Game
Curta a página no facebook -> Livro e Game


E agora, que tal uma jogatina interessante?

Dom Casmurro - Machado de Assis
Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida
O Cortiço - Aluísio de Azevedo


  “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo ganham versão online. A plataforma foi lançada oficialmente em 13 de agosto, às 18h, durante um bate-papo com o roteirista do projeto, Toni Brandão, na Bienal do Livro de São Paulo. Os games podem ser acessados gratuitamente no site dos Jogos Clássicos da Literatura.

  No portal, também está disponível o livro original digitalizado, informações sobre o autor e curiosidades sobre a publicação. Os games foram distribuídos gratuitamente para computadores dos telecentros Acessa São Paulo, que atendem principalmente escolas e bibliotecas. A iniciativa foi criada com apoio da Fundação Telefônica Vivo.

  A ideia do projeto surgiu da percepção de que a cultura digital pode contribuir para promover o acesso de jovens à literatura brasileira, renovando o interesse desse público. Os roteiros dos jogos são construídos a partir das tramas e conflitos dos personagens centrais dos romances, mas os desfechos quem define é o jogador, que é convidado para mergulhar, reconstruir, colaborar e transformar as histórias.

  Em “O Cortiço”, por exemplo, o usuário joga sob o ponto de vista de João Romão, o dono do Cortiço, que deseja aumentar seu patrimônio. A história se desenrola quando o jogador tem que decidir como se fosse Romão, ao optar pela construção de novos cômodos, pelos custos de aluguel e salários ou pela venda dos produtos. Ao mesmo tempo em que a trama do jogo envolve de forma lúdica, o texto original aparece no decorrer das fases, como um convite a ler a obra na íntegra.

Fonte: Portal Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário